Supremo Conselho publica matéria sobre Investidura no Piauí

O Supremo Conselho do Rito Escocês Antigo e Aceito da Maçonaria para a República Federativa do Brasil publica matéria no seu Informativo Virtual Astréa News de Julho/13 sobre a Investidura de 16 obreiros Piauienses no grau máximo da maçonaria. Abaixo matéria na íntegra (Informativo Virtual Astréa News nº 23 – Ano III – Jul/13 – Pg 03).

“O Supremo Conselho, no seu propósito de possibilitar aos Irmãos, de todo o território nacional, ascender ao patamar do mais alto Grau do Rito Escocês Antigo e Aceito, esteve presente no nordeste, iniciando sua trajetória pela acolhedora cidade de Teresina, quando sua Comitiva foi, carinhosamente, recepcionada pelos valorosos Irmãos que compõem as quatros Inspetorias Litúrgicas daquele estado.

Representando o Soberano Grande Comendador, o Poderoso Irmão Luiz Fernando Rodrigues Torres, 33º, o Membro Efetivo e Lugar Tenente Comendador, Poderoso Irmão Jorge Luiz de Andrade Lins, 33º, acompanhado dos Membros Efetivos, Poderosos Irmãos Adelman de Jesus França Pinheiro, 33º, Grande Secretário Geral do Santo Império e Maurício Soares, 33º, Grande Tesoureiro do Santo Império.

A comitiva do Supremo Conselho foi recepcionada na manhã do dia 28 de junho, no mesmo dia em que, às 17h, foi realizada a cerimônia de investidura ao Grau 33º de quinze Irmãos, tendo como palco o Templo Master da Grande Loja Maçônica do Piauí.

Dos presentes à marcante cerimônia, destacamos as presenças do Sereníssimo Grão-Mestre da Grande Loja do Piauí, o Poderoso Irmão Pedro Alexandre Carvalho Mota, 33º e do Eminente Grão-Mestre Adjunto, o Poderoso Irmão Marcos Ferreira de Lima, 33º, este sendo um dos investidos. Prestigiando a investidura, registrou-se as presenças dos Grandes Inspetores Litúrgicos, de Tocantins, o Poderoso Irmão José Pereira Evangelista, 33º, e do Poderoso Irmão Afrânio Klebe de Brito, 33º, da 3ª do PI, além dos Presidentes de Corpos da 1ª Região Litúrgica, os Poderosos Irmãos Francisco José Fernandes, 33º (Capítulo Rosa Cruz Dr. Daniel Corrêa Trindade); Francisco Almeida, 33º (Conselho de Cavaleiros Kadosch Átila Maelo Sherif); Antônio Carlos Alves dos Reis, 33º (Consistório de Príncipes do Real Segredo Mal. Deodoro da Fonseca).

A cerimônia, magistralmente conduzida pelo Poderoso Irmão Jorge Luiz de Andrade Lins, 33º, além de investir os novos Grandes Inspetores Gerais da Ordem, constou, também, da posse dos Grandes Inspetores Litúrgicos do estado. Sendo empossado na 1ª do PI, o Poderoso Irmão Deusdedith Carvalho, 33º, substituindo o Poderoso Irmão Júlio Rodrigues de Brito Filho, 33º; na 2ª do PI, o Poderoso Irmão Edilberto Francisco da Rocha, 33º, substituindo o Poderoso Irmão Rosalvo Rufino Leal, 33º; na recém-criada 4ª do PI, o Poderoso Irmão João Pequeno Barbosa, 33º.

O Supremo Conselho, usando de atribuições que lhe confere em seus Estatutos, investiu “Post Mortem” o Irmão Antônio Lelis de Souza, que constava dos Irmãos relacionados para serem investidos, falecido dias antes da cerimônia. Coube ao Poderoso Irmão José Carlos Cavalcanti Lima, 33º, a honra de ser o portador da Patente, Identidade e Comenda do Grau 33º, a fim de fazer a entrega, da merecida homenagem, a seus familiares.

Na oportunidade, prestando uma singela homenagem aos valorosos irmãos piauienses, o Supremo Conselho, reconhecendo o expressivo crescimento dos Altos Graus do R∴E∴A∴A∴ naquele estado, presenteou a 1ª Inspetoria Litúrgica do Piauí, anfitriã do evento, com um Estandarte do Supremo Conselho.

Após o evento, às 19h, no Salão de Banquetes da Grande Loja do Piauí, foi servido um Jantar de Confraternização para mais de 150 talheres, coroando, com um clima de descontração, alegria e confraternização, mais uma investidura ao Grau máximo do Rito mais praticado no Brasil.

A fim de cumprir com a agenda do Supremo Conselho, o Poderoso Irmão, Membro Efetivo e Lugar Tenente Comendador Jorge Luiz de Andrade Lins, 33º, seguiu viagem para Fortaleza, a fim de representar o Soberano Grande Comendador Luiz Fernando Rodrigues Torres, 33º, na cerimônia de Posse do Grão-Mestre da Grande Loja Maçônica do Ceará.

No sábado, dia 29 de junho, os demais Irmãos da Comitiva do Supremo Conselho, a Comitiva da Grande Loja do Piauí e Irmãos das Inspetorias Litúrgicas do estado, participaram de uma viagem histórico-cultural à cidade de Campo Maior, a 84 km da Capital Teresina, Centro-Norte do estado.

A cidade, com mais de 250 anos, guarda em sua memória a mais violenta e única batalha sangrenta pela Independência do Brasil, a Batalha do Jenipapo. A cidade caracteriza-se pela presença marcante da Carnaúba, que lhe rendeu o título de “Terra dos Carnaubais”.

Esquecida, historicamente, a data de 13 de março de 1823 teve papel decisivo para manter a unidade territorial do país. Consistiu na luta de vaqueiros, agricultores e outros trabalhadores contra as tropas do Marechal João José da Cunha Fidié, que cumpria ordens do Rei de Portugal, D. João VI, para que o norte do Brasil permanecesse sob o domínio português. O povo do Piauí lutava com facões e instrumentos de trabalho, não com armas. Perderam a batalha, mas não a guerra. Depois disso, Fidié seguiu para o Maranhão, onde foi preso.

Os Irmãos, acompanhados de seus familiares, conheceram a história gloriosa da região, visitando o “Monumento aos Heróis do Jenipapo”, a “Catedral de Santo Antônio” e a “Academia de Letras” da cidade, além de outros pontos turísticos da “Terra dos Heróis do Jenipapo”. Ao término da programação foi servido farto almoço aos visitantes, tendo como cardápio pratos típicos da culinária Campo-maiorense.

No domingo, os Poderosos Irmãos Adelman de Jesus, 33º e Maurício Soares, 33º seguiram em viagem para Fortaleza, a fim de se encontrarem com o Poderoso Irmão Jorge Lins, 33º, regressando para o Rio de Janeiro, trazendo na mala, além da saudade do marcante evento, o carinho da acolhida dos valorosos Irmãos piauienses e a satisfação da missão cumprida em prol do engrandecimento do Rito Escocês e de nosso egrégio Supremo Conselho, em particular.”

Comente com sua conta do Facebook ou utilize o formulário abaixo

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *